#SeuVotoTransforma: OAB/SC lança campanha de conscientização e consolidação do processo democrático

A OAB Santa Catarina, em conjunto com a Coordenadoria-Geral das Comissões, está promovendo campanha de conscientização e consolidação do processo democrático intitulada #SeuVotoTransforma. O lançamento da ação se dá um mês antes do primeiro turno das eleições de 2022 – marcado para ser realizado no dia 2 de outubro, data marcada pelas Nações Unidas como sendo o Dia Internacional da Não-Violência.

O propósito da #SeuVotoTransforma é ressaltar a importância do exercício do direito ao voto de forma consciente, pacífica e responsável para consolidar e fortalecer o processo democrático. A campanha também reafirma o compromisso da OAB/SC com o enfrentamento à desinformação relacionada ao processo eleitoral.

A #SeuVotoTransforma traz como conceito o princípio de que a advocacia está presente no “DNA” da democracia, uma vez que advogados e advogadas são os responsáveis pela defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito.

Cívica e instrutiva

Conforme destacado pela presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, trata-se de uma campanha apartidária, cívica e instrutiva. “Estamos reiterando o indispensável papel da advocacia enquanto representante da sociedade civil e defensora dos direitos dos cidadãos. O direito ao voto é fundamental para a plenitude da cidadania, por isso ressaltamos a importância de exercê-lo com consciência e responsabilidade”, declarou.

Entre as ações promovidas pela #SeuVotoTransforma, destaca-se a publicação de um e-book com informações a respeito dos direitos e deveres dos eleitores. O guia eletrônico apresenta o conceito da campanha e compartilha dicas para contribuir com o enfrentamento da desinformação e das notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral deste ano. Clique aqui para fazer o download.

O coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Cascaes, frisou que o envolvimento dos mais de 100 grupos de trabalho temáticos da instituição faz da #SeuVotoTransforma uma iniciativa ainda mais democrática, técnica e inclusiva.“São os advogados e advogadas que asseguram a cidadania e, por complemento, a democracia que buscamos exaltar nessa campanha”, afirmou.

Enfrentamento à desinformação

A campanha #SeuVotoTransforma ainda vai ao encontro da parceria firmada entre OAB Santa Catarina e Superior Tribunal Eleitoral (TSE) no “Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral”, uma vez que o termo prevê o desenvolvimento de ações para combater a desinformação relacionada às eleições de 2022 com o intuito de garantir a integridade do pleito.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC