OAB/SC vai ao TJSC ratificar pedido de implantação de Vara na Comarca de Guaramirim

Atendendo a um pleito da advocacia de Jaraguá do Sul e região, a presidente da OAB de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, esteve no Poder Judiciário de Santa Catarina (TJSC), na tarde desta segunda-feira (26), para reiterar o pedido de instalação de uma nova vara na Comarca de Guaramirim. A comitiva da OAB/SC esteve reunida com o desembargador João Henrique Blasi, que escutou os argumentos apresentados pelo grupo. O tom do diálogo seguiu o histórico positivo de trativas que a Ordem vem mantendo com o TJSC.

Na oportunidade, a comitiva apresentou outro pleito da região, que é a necessidade de mais um cooperador na Vara de Jaraguá do Sul para dar vazão às demandas daquela jurisdição, além de investimentos em infraestrutura.

Também participaram das tratativas Deborah Gumz Lazzaris, presidente da Subseção de Jaraguá Sul; o Conselheiro Federal, Gustavo Pacher; a presidente do TED, Luciane Mortari; o controlador-geral, Alexandre Evangelista; o vice-presidente, Eduardo Mello e Souza; o juiz de direito, Rafael Sandi; e a juíza de direito, Iolanda Volkmann.

“Como sempre, fomos muito bem recebidos pelo Poder Judiciário, que foi extremamente receptivo aos pleitos da advocacia de Jaraguá do Sul e região. Houve reconhecimento da necessidade da instalação da vara em Guaramirim, bem como a de um cooperador para a vara de Jaraguá do Sul”, destacou Cláudia Prudêncio.

“Existe uma dificuldade de dar andamento aos processos da região. E esse número não para de crescer, pois estamos falando de uma cidade próspera, que cresce paulatinamente, resultando em muitas demandas processuais”, enfatizou Deborah Gumz Lazzaris.

“Reconhecemos a urgência dessa demanda antiga de Guaramirim e também Jaraguá do Sul. Dentro da disponibilidade do Poder Judiciário e aplicando a jurimetria, vamos procurar dissolvê-las”, afirmou João Henrique Blasi.

A demanda é uma reivindicação antiga da Subseção de Jaraguá do Sul, que abarca também as cidades de Corupá, Massaranduba e Schroeder. A necessidade da instalação de uma nova vara já vem sendo discutida desde a gestão passada, quando da visita do ex-presidente da OAB/SC, Rafael Horn, à subseção da região, onde já pedia por melhorias quanto à prestação jurisdicional na Comarca.